23.2.10

Miguel opina sobre política e futebol...confiram!

Dizem que no final da gestação os movimentos do bebê são cada vez menores devido à falta de espaço, mas isso pelo visto não é problema pro Miguel, rs! O vídeo abaixo é do dia 09/02, na 36º semana.

O contexto:

22:45 h da noite e chegávamos da (tensa) posse do novo diretório do PT - DF. Pra quem não sabe, eu e papai do Miguel somos militantes de esquerda, nos conhecemos no curso de Serviço Social (de matriz marxista), nos apaixonamos no Movimento Estudantil, somos do mesmo partido político, ainda acreditamos no Socialismo e blablabla... Então, voltando ao assunto: Heitor é muito mais ativo no partido, já fez parte do diretório regional, vai pras reuniões e não podia ficar de fora da posse da nova gestão. Eu, como boa esposa que sou (rá) fui,mesmo com barrigão de 9 meses. Foi bastante tumultuada, cheia e barulhenta essa posse, devido principalmente a um impasse que está ocorrendo internamente no partido. Há dois nomes como possíveis candidatos a governadores do DF, pelo Partido dos Trabalhadores, nessas eleições: MAGELA e AGNELO e eis o motivo da tensão toda. O candidato oficial é AGNELO, mas depois dessa escândalo Arruda (vergonha nacional), MAGELA voltou atrás e quer também concorrer ao cargo. O PT como partido de massa que é e democrático em sua essência, está dividido sobre esses dois nomes... temos ainda um tempinho pra decidir.

Pois é, como dizem que "filho de peixe, peixinho é", Miguelzinho mostra sua veia política e opina sobre seu candidato e ainda manifesta seu time de coração. Quanto ao candidato, não ficou muito claro, mas já ao time...bom, tirem suas conclusões.


Adendos:

-Caso tenham problemas em abrir o vídeo, aqui está o link dele no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=GZ7HkmD6WTA

- O Heitor não vai gostar desse post

- Esse não é post essencialmente político. Reparem mais nos movimentos do meu filhote. Tô sem tempo pra discutir política (como se deve) ultimamente.

- Não reparem na minha voz de gralha, normalmente é mais bonita (oi?). É que cantar de barriga pra cima com um bebê comprimindo seus órgãos não é fácil.


19.2.10

37 semanas

É...o tempo voou. Cheguei na 37ª semana e isso quer dizer muito! Significa que estamos a "termo", ou seja, se nascesse hoje, Miguel não seria mais prematuro. Só uma mãe entende a felicidade que é saber que seu filho tá pronto pra nascer, perfeitinho, saudável... Só posso agradecer ao meu Deus por essa alegria. Agora falta pouco, muito pouco pra ver o filhote daqui do lado de fora. Estou conversando bastante com ele, dizendo pra ele vir na hora e dia que quiser...


Segundo o boletim que recebo semanalmente a 37ª semana é mais ou menos assim:

Seu bebê pesa por volta de 2,8 quilos, e pode ter até 50 centímetros de comprimento.

A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero. Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas.
Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio



E nós estamos assim:



- Nada de estrias

- Nada de inchaço

- 12 kg a mais (onde eles estão?)

- Nenhuma contração (nem as de B.H)

- Apetite inalterado

- Sono inalterado (ou seja, muito!)

- Muitas idas ao banheiro na madrugada

- Calor sem fim

- Dormindo com uns 4 travesseiros e acreditem se quiser:
Nenhuma ansiedade! Tranquilissima, só esperando meu bebê dar o sinal verde...


Por enquanto é isso. Muitas pessoas estão me cobrando atualizar mais o blog nessa reta final e vou me esforçar ao máximo, prometo! Ainda tenho que postar as fotos do quartinho né?!

Beijos da mamãe do Miguel

11.2.10

Chá do Miguel

Foi lindo! Um dia muito especial. Fez toda a diferença eu ter deixado pra fazê-lo no final da gestação. Foi como uma reunião de amigos pra dizer "Bem-vindo Miguel"! Vieram 40 pessoas (faltaram algumas pessoas ainda, recebi muita fralda depois) e foi delicioso compartilhar esse momento com todas elas.
Para os comes e bebes optamos por crepe no palito e salgados (contratamos um profissional que ficou lá fazendo, achei ótimo e prático!). Tinha uma mesa de guloseimas, carinhosamente preparada pela minha mãe, irmã e minha prima. Pra descontrair fizemos duas "dinâmicas" :
- Escrevi em dois cartazes : " O que fazer em caso de o Miguel não parar de chorar" e no outro "O que fazer em caso de o Miguel não querer dormir", distribuímos papeizinhos, canetas e pedimos que nos desse conselhos pra essas situações. Foi hilário! Cada conselho que só vendo... mas de qualquer forma guardei todos, vai que funciona né? rs... :D.
Ah, premiamos os dois melhores conselhos, que foram: " Ler Marx pra ele" pra caso Miguel não queira dormir (HAHAHAHA, adorei, fora que o garoto já fica politizado né?) e "Chamar a vovó" pra caso de choro sem fim, rs!

- Escondi uma chupeta em um determinado lugar do salão, sorteei três pessoas pra brincadeira e quem achasse a chupeta primeiro ganharia. Detalhe: enquando isso ficaria rolando o "delicioso" som de um bebê se esguelando, literalmente. Também rendeu boas gargalhadas...

No final partimos o bolo (queriam cantar parabéns...hehehe) e foi a comilança dos doces e guloseimas.
Com certeza foi um dia pra ser lembrado. Se alguem ainda tá na dúvida de fazer ou não fazer o chá de bebê, eis a minha recomendação: eu aconselho!
O bolo!
Eu e meu barrigão de 35 semanas!
Família reunida
Conselhos úteis (ou não...rs!)
O Heitor "treinando"...até que leva jeito né?

Minha irmã ,tbem gravidinha foi quem achou a chupeta

A lembrancinha : é de comer mesmo! Quem tem coragem?

6.2.10

35 semanas e o Chá do Miguel

Aqui estou eu no auge das minhas 35 semanas de gestação, 08 meses completissimos indo terminar de organizar as coisas do Chá do Miguel. Sim, deixei pra última hora e sim eu sou assim. Na verdade, a mentora foi minha mãe e tudo tá saindo tão lindo que dá gosto de ver. Não vai sair assim, de graça, mas sinceramente?Tô fazendo muito mais pra reunir meus amigos do que pelas fraldas.

O convite

E por falar em fraldas (optei por pedir só fralda porque o enxolval já está todo pronto e além do mais acho que as roupinhas do seu filho é você quem tem que escolher - não sei você, mas o meu Miguel já estilo próprio!hehehe...): Pedi tamanhos variados para os convidados (cerca de 40), mas optei por pedir mais M e P. G eu quase não pedi, porque pretendo usar fraldas de pano. Leia os motivos que me levaram a pensar assim:

O porque das fraldas de pano


- Uma fralda de material natural:



Com certeza você já viu muito bebê com alergia à fralda descartável. Não é pra menos, afinal é muito "química" em contato com a pele do bebê.



- É ecologicamente correta:


* uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;


* fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;



* conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;


* em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis;


* um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
* no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plastico (leia-se fraldas descartáveos idem) sejam queimado.



Não quero ser a Sra. certa que vai salvar o mundo do excesso de lixo, mas creio que esse é um assunto que deva ser discutido sim! Vamos repensar nossos hábitos e porque não começar pelo uso de fraldas descartáveis?



- É também mais "ecológica" pro bolso:

Pelo que andei pesquisando, uma fralda de pano custa em média, R$ 28,00, mas é durável, ao contrário da descartável.


- Além de tudo, elas são lindas:



Existem muitas estampas diferentes, cada um mais lindo que o outro...



Ainda sobre o chá: eu ia pedir também fralda de pano para os convidados, mas aqui em Brasília só tem uma loja que vende, daí ficaria mais complicado, por isso minha opção de pedir mais tamanho M e P. Como no começo o bebê troca muuuito de fralda e não sei como será minha rotina, mas creio que será um pouco complicado ficar lavando fraldas (até porque não tenho diarista), por isso pretendo experimentá-las quando ele tiver maiorziinho.

Achei parte do que escrevi aqui em : http://www.babyslings.com.br/fraldas_de_pano_web.htm

Leia mais!

Agora vou terminar de organizar o chá do filhote (até porque ele odeia que eu apóie o noteook na barriga e tá me chutando horrores aqui! rs...). Depois posto as fotos e conto tudo como foi!


Ps: Li todos os comentários do post anterior e adorei!Obrigada pela força de todas vocês que acompanham esse blog! Espero poder responder e depois postar meu relato de parto aqui, como sonhei.