7.9.09

O segundo mês e um grande susto!

Bom, quero muito conseguir "atualizar" o blog. Tentei construir uma ordem cronológica dos fatos, mas o que ocorre é que não estou encontrando tempo pra escrever muito durante a semana (sinto um sono que não passa...rs!) e como todo dia é uma nova descoberta acaba que as notícias chegam aqui um "pouco" atrasadas...
Mas vamos lá. Após a primeira ecografia e primeira consulta de pré-natal, a médica mandou que eu retornasse apenas depois dos resultados dos milhares de exames que ela pediu, ou seja, depois de umas três semanas. Como mãe de primeira viagem, tinha muitas dúvidas e esqueci de perguntar todas na consulta..rs. É tanto "pode-não pode" que falam pra gente, que ficamos confusas. Grávida pode tomar refrigerante? Adoçante? Fazer exercício? Pegar peso? Subir escada? Pintar o cabelo? Ter uma vida sexual normal? Enfim, fui me virando com o sr.google e com as comunidades de grávidas no orkut, mas o certo é que continuei minha rotina normalmente.
Porém no dia 21/08/2009, quando eu estava com 11 semanas, fui pra faculdade normalmente (subi escadas) e depois fomos, eu e o Heitor pra casa dele assistir um filme. Estávamos deitados no tapete, quando senti alguma coisa me incomodar. Fui ao banheiro e vi que estava sangrando. Imediatamente o Heitor viu que o tapete tinha ficado sujo de sangue, e entrou em desespero (eu que tive que acalmá-lo..rs!). Na hora, pensei que fosse normal,mas quando percebi que era uma quantidade razoável de sangue, comecei a me preocupar também. Fomos imediatamente pro hospital mais próximo (Santa Marta, que eu odiei, diga-se de passagem), mas antes liguei pra minha mãe que também se dirigiu pra lá com meu pai. Chegando lá, além de pagar carissímo pelo atendimento (isso que dá nunca ter feito plano de saúde) ainda tive que esperar e pegar fila pro atendimento, na emergência! A sorte foi que uma alma caridosa viu que eu tava desesperada e me deu seu lugar na fila. Fomos atendindos e o médico já foi tranquilizando a gente, falando que sangramente no início da gestação é relativamente normal, mas me encaminhou pra uma eco transvaginal pra garantir. Outra espera sem fim, até que fomos finalmente (mal) atendidos pra fazer a eco.
Meu coração apertou quando o médico falou que estava com dificuldades pra ouvir o coraçãozinho do nenem, mas explicou em seguida "ele não fica quieto pra eu medir os batimentos". Ufa! Meu filho (a) tava lá...fazendo minha barriga de playground, rs. Mais saudável impossível! O médico mediu o colo do útero também: 4,5 cm...não sei o que isso quer dizer, mas ele falou que era "excelente", rs! Além de medir meu bebê: 4,77 cm da cabeça ao bumbum...como cresceu. A partir daí e de algumas recomendações (tenho que me comportar agora...hehe) acho que a "ficha caiu" de verdade e tomei a consciência de que agora sou mãe e tenho de agora em diante, muitas responsabilidades e, apesar de não ter tido "culpa" nesse susto que tivemos, devo me cuidar mais, afinal carrego a jóia mais preciosa dentro de mim.
Olha minha recompensa:


Um comentário:

disse...

Lila, acredita que passei por um sufoco semelhante com 12 semanas de gestação?
Que desespero, que desamparo... pq quando a gente sofre um corte ou quebra um braço, por exemplo, dá pra fazer algum "curativo" que evite um mal maior até o momento do atendimento médico... mas, um grávida com sangramento, dá pra fazer o quê? Cruzar as pernas? rs...
Graças a Deus, passamos apenas por um susto, né? E um lembrete de que gravidez não é doença (ao contrário), mas é uma fase em que o nosso corpitcho requer mais cuidado...